segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conexões desconectadas, cálculos comprometidos.

Quando os tubos e conexões não são devidamente conectados, comprometem os cálculos e checagens do sistema. Saiba como evitar esse erro.


Se você é usuário do mep hidráulica para AutoCAD®, pode realizar tanto as checagens do sistema quanto os cálculos hidráulicos. No entanto, para que esses recursos funcionem, o sistema tem que estar "fechado", isso quer dizer que não pode haver nenhum tubo + conexão desconectados. Na versão 2015 do mep hidráulica, o usuário tem ainda à disposição o recurso de "detecção de erros", que localiza o ponto "em aberto" e indica com um círculo vermelho.


Desta forma fica muito fácil, basta retificar o projeto e rodar os comandos novamente. 

Já com o TigreCAD®, o usuário consegue checar se o sistema está em conformidade com as normas brasileiras, mas não consegue efetuar os cálculos. Mesmo assim, o sistema tem que estar fechado, senão a checagem não funciona. E no TigreCAD® também não há a detecção de erros. E aí, como fazer?
Bem, se esse é seu caso, nada de desespero...
Caso o programa apresente a mensagem de que não foi possível checar o sistema pois há conexões em aberto, siga os seguintes passos:

1. Na aba "ofcdesk mep", clique no botão "Continue" e depois clique na primeira conexão do sistema.


2. Movimente o mouse na direção das tubulações e caso apareça um tubo verde (significando que o usuário pode inserir uma tubulação), o sistema está aberto. Para a primeira conexão, obviamente que isso é normal, porém quando ocorre nas demais conexões ao longo do sistema, configura um erro, ou seja, conexões em aberto.


3. O surgimento da tubulação amarela indica que o tubo está corretamente conectado à conexão.

4. Para verificar todo o sistema, basta clicar no sentido que deseja fazer a próxima verificação com o botão esquerdo do mouse.

Bom trabalho!



2 comentários:

  1. Excelente artigo. Fácil e explicativo, resolveu meu problema.

    ResponderExcluir
  2. Estou com este problema no revit mep , como faço para detectar? Quando vou calcular o sistema de água fria está dizendo que o sistema está aberto!

    ResponderExcluir