terça-feira, 30 de junho de 2015

Tubulações flexíveis PEX

Como projetar corretamente um sistema hidráulico com tubulações flexíveis?



O PEX, sistema hidráulico de tubulações flexíveis está cada dia mais em alta.
Como a maioria já sabe, PEX é um tubo de polietileno reticulado, de alta durabilidade e resistência química. Por ser bastante flexível, a tubulação pode fazer curvas sem utilizar conexões. O material suporta também altas temperaturas e por isso pode ser utilizado tanto para água fria como quente.
A grande vantagem do PEX é a rapidez da instalação enquanto a maior desvantagem ainda é o custo. Desta forma, o uso do PEX é indicado para grandes obras que tenham prazo apertado sem muitas restrições de custo.  O projeto hidráulico com o uso de PEX deve ser bem completo e detalhado, contemplando informações sobre os pontos de consumo e alimentação, traçado das tubulações e deve também prever o acesso às conexões para eventuais reparos. A instalação exige mão de obra especializada e rigoroso controle de qualidade.
Então, vamos supor que você, usuário de Revit® é contratado para desenvolver um projeto utilizando o sistema PEX. Quem já passou por isso sabe que toda a praticidade do produto é inversamente proporcional à facilidade de se projetar com ele. O Revit® MEP permite quase um “desenho livre” do traçado da tubulação flexível. Como essa não é exatamente a forma como a maioria dos projetistas está acostumada a trabalhar, pode gerar desconforto e aquela sensação ruim de perder o controle do projeto por falta de precisão.
Muita calma nessa hora! Nossa equipe reuniu aqui algumas dicas que podem ser bastante úteis para quem quer utilizar flexíveis em seu projeto hidráulico, especialmente para aqueles que estão começando no Revit®. Confira!


Assista o vídeo




Alessandro Oliveira, que apresenta todos o vídeo desse post, é Tecnólogo e colabora com a equipe de programação no desenvolvimento do mep elétrica e mep hidráulica.


3 comentários:

  1. Como mudar a forma gráfica do tubo PEX? Na template baixada esta representado por uma unica linha.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Para mudar a apresentação deverá criar uma tipo de legenda de tubos para aplicar a qualquer tipo de sistema. Acesse o menu Anotar > Legenda da tubulação.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Texto muito bom! Irei acompanhar seu blog

    ResponderExcluir